quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Japonês diz ter resolvido 'problema matemático mais complexo'

19 de setembro de 2012 • 11h31 • atualizado às 11h47
 
Um matemático da Universidade de Kyoto publicou um documento contendo 500 páginas na internet que descreve a prova da conjectura ABC, uma declaração sobre a relação entre números primos que tem sido considerado o problema não resolvido mais importante e complexo da matemática.
De acordo com o jornal britânico Telegraph, Shinichi Mochizuki, 43 anos, levou quatro anos para calcular as provas e, caso elas sejam confirmadas, seria um dos maiores alcances matemáticos deste século. A confirmação, porém, pode demorar o mesmo tempo que Mochizuki levou para criar a nova linguagem matemática, que explica os passos tomados para chegar à conclusão do cálculo.
A conjectura ABC foi primeiramente proposta pelo matemático britânico David Masser, em 1985, juntamente com o francês Joseph Oesterle. No entanto, a teoria nunca foi provada. Ela se refere à equação a+b=c, que envolve o conceito de números que não podem ser divididos pelo quadrado de qualquer número. Por exemplo, 15 e 17 são números quadrados, mas 16 não, por que é divisível por 32.
O matemático Dorian Goldfeld, da Columbia University em Nova York, afirmou que a descoberta de Mochizuki é "um dos maiores alcances matemáticos do século 21". Em seu website, Mochizuki se descreveu como um "geométrico inter universal", e não um matemático.

Fonte: Terra noticias de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário