quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cazuza - O Tempo Não Pára

DISPARO CONTRA O SOL SOU FORTE, SOU POR ACASO MINHA METRALHADORA CHEIA DE MÁGOAS (o sol refere-se aos militares, na época da ditadura militar brasileira de 1964-1985, que eram o centro de poder dessa época. As mágoas são as músicas, os protestos, a repulsa pela anti-democracia) EU SOU UM CARA (o uso do pronome indefinido "um" mostra que ele é um cara sem nome e sem rosto, como cada pessoa na visão de quem está governando, ele é um qualquer) CANSADO DE CORRER NA DIREÇÃO CONTRÁRIA SEM PÓDIO DE CHEGADA OU BEIJOS DE NAMORADA (ele ta cansado de protestar, de ser contra e não vê motivos matérias pra continuar resistindo e nem quando vai ter fim a resistência. mas ele não diz que vai parar de resistir...) EU SOU MAIS UM CARA (o "mais" realça a insignificância dele, mas também mostra que ele não está sozinho) MAS SE VOCÊ ACHAR QUE EU ESTOU DERROTADO (se os militares pensam que, por eu estar cansado, o grito de protesto de calou...) SAIBA QUE AINDA ESTÃO ROLANDO OS DADOS (estão enganados...há coisas ocorrendo nos bastidores...nada está decidido ainda) PORQUE O TEMPO, O TEMPO NÃO PÁRA (muitos impérios já caíram...o dos militares também cairá!) DIAS SIM, DIAS NÃO (as vezes sim e as vezes não) EU VOU SOBREVIVENDO SEM UM ARRANHÃO DA CARIDADE DE QUEM ME DETESTA (alguns artistas foram presos/torturados/exilados pela ditadura, outros foram poupados, mas censurados sempre que possível) A TUA PISCINA ESTÁ CHEIA DE RATOS (a teu glamour tem podridão por trás, corrupção, roubos e é sustentado pela miséria de muitos) SUAS IDÉIAS NÃO CORRESPONDEM AOS FATOS (os militares "esqueceram" de, como haviam prometido, devolver o poder a um civil o mais rápido possível e passaram "apenas" 21 anos no poder...uma geração inteira de brasileiros) O TEMPO NÃO PÁRA (sua hora vai chegar...é questão de TEMPO) EU VEJO O FUTURO REPETIR O PASSADO (uma revolução no Brasil, como as comunistas russa de 1917 e cubana de 1959) EU VEJO UM MUSEU DE GRANDES NOVIDADES (a revolução voltará, os revolucionários tomarão as ruas, como já aconteceu) O TEMPO NÃO PÁRA, NÃO PÁRA NÃO, NÃO PÁRA (vocês não podem evitar o fim, não se pode adiar a morte pra sempre!) EU NÃO TENHO DATA PRA COMEMORAR (comemorar o quê? o tricampeonato mundial de futebol de 1970? a construção de Itaipu? o milagre econômico? se por trás disso tem torturas, mortes, ASSASSINATOS) ÀS VEZES OS MEUS DIAS SÃO DE PAR EM PAR (existem dias que não deveriam ter existido. dias de percas. dias perdidos. Ex: dia da morte do jornalista Vladimir Herzog) PROCURANDO UMA AGULHA NO PALHEIRO (onde está a democracia? onde está? ta tão difícil e demorado encontrar...) NAS NOITES DE FRIO É MELHOR NEM NASCER (se for pra "ficar frio"/inativo, pra aceitar de cabeça baixa e pra não fazer nada "é melhor nem nascer". Não se pode ficar parado) NAS DE CALOR, SE ESCOLHE: É MATAR OU MORRER (agitação!revolta!é tudo ou nada!vale a pena dar a vida pra que outros tenham uma vida melhor. só resta ao povo se submeter ou triunfar e o autor prefere a segunda opção)E ASSIM NOS TORNAMOS BRASILEIROS (um povo que deve ser ativo, combativo. deve defender seus interesses.) TE CHAMAM DE LADRÃO, DE BICHA, MACONHEIRO (acusações dirigidas aos hippies e/ou artistas de esquerda/comunistas para passar uma imagem pejorativa/marginal deles) TRANSFORMAM UM PAÍS INTEIRO NUM PUTEIRO (onde está a lei? onde está a liberdade? em nome de um regime torturador e antidemocrático foram sacrificadas. Prisões arbitrárias, mortes na prisão. E depois vêm falar que é suicídio...dá licença!) POIS ASSIM SE GANHA MAIS DINHEIRO (sem espaço para serem denunciados os militares e a burguesia direitista encheram os bolsos usando meios nada legais/morais)

Grupo Hopeless - 3ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário