quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Trecho do vídeo Tempos Modernos de Charles Chaplin



Fantástico vídeo de Chaplin, satirizando as condições de trabalho no sistema capitalista. Observem as analogias que foram utilizadas no vídeo, e se possível, assista na integra.
No início do filme, quando um grande relógio nos mostra a hora da entrada dos operários na fábrica, os enquadramentos se deslocam rapidamente para um amontoado de homens apressados, dirigindo-se a seus empregos e, num rápido corte e edição, esses trabalhadores foram substituídos por ovelhas e carneiros, numa alusão ao fato de que estamos trafegando nesse mundo sem uma clara definição de nossos rumos, seguindo as orientações de "pastores" que não conhecemos em grande parte dos casos.
Há uma simbologia específica que permeia tais momentos do filme, como no caso da primeira seqüência descrita, representativa no sentido de apresentar a crítica chapliniana em relação a modernidade, a forma como estamos lidando com o avanço da tecnologia, o modo como estamos sendo integrados as engrenagens dentro de um sistema, como se fossemos também molas que complementam e articulam o movimento das máquinas e de todo processo produtivo.

Um comentário:

  1. Ola, esse é um bom filme e realmente nos mostra tudo isso, valeu a visita e fico feliz por ter ajudado.

    ResponderExcluir