O Flutuador que irá medir a qualidade da água é lançado no Rio Tietê, e sua função é relatar diariamente a quantidade de oxigênio encontrada em várias áreas do rio. Das formas existentes para qualificar a qualidade da água essa é a principal, pois determina a possibilidade de haver sobrevivência ou não de peixes e de outros organismos presentes na água.
O aparelho teve seu trajeto interrompido por várias vezes, devido à poluição encontrada, que formavam barreiras impedindo-o de prosseguir. Objetos como, garrafas plásticas e latinhas são os mais comuns.
A educação ambiental se torna cada vez mais necessária para a sociedade, à medida que aspectos como estes passam a estar presentes em nossas vidas.
Podemos perceber as conseqüências de uma evolução desenfreada, a expansão urbana de forma desordenada e o processo de industrialização, sem os devidos cuidados necessários com a natureza.
As conseqüências desses atos são explícitas. Enchentes, doenças transmitidas pelas águas imundas, entre outras, que fazem desse rio que é um dos mais importantes da capital paulista, também ser um dos mais poluídos.
Mas nem sempre foi assim, o Tietê era um rio limpo onde se pescava e se praticava esporte.
Precisamos urgente da consciência humana a fim de preservar o que ainda nos resta.
E isso só depende de cada um de nós!
Assista o vídeo produzido pela tv globo sobre o flutuador no Rio Tietê clicando no link:
http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1295512-16576,00-BARREIRA+DE+LIXO+NO+RIO+TIETE+IMPEDE+PASSAGEM+DO+FLUTUADOR.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário