quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Caixa Econômica tira do ar propaganda com Machado de Assis branco

Por Tatiana Farah (tatiana.farah@sp.oglobo.com.br)

Agência O Globo

A Caixa Econômica Federal divulgou uma nota para anunciar a retirada do ar de um propaganda sobre os 150 anos do banco. O comercial dizia que até o escritor Machado de Assis poupava na instituição. Mas, no comercial, o escritor, negro, é mostrado como um homem branco.

"O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial", diz a nota da Caixa, assinada pelo presidente Jorge Hereda.

O banco diz buscar retratar a diversidade racial do país, afirmando que nasceu "com a missão de ser o banco de todos, e jamais fez distinção entre pobres, ricos, brancos, negros, índios, homens, mulheres, jovens, idosos ou qualquer outra diferença social ou racial".

O comercial havia chamado a atenção da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República, que divulgou nota criticando o banco. A Seppir ressaltou as parcerias que tem com a Caixa, mas afirmou: "No entanto, deve-se lamentar o episódio da campanha que traz Machado de Assis, um dos primeiros poupadores da Caixa, representado por um ator branco. Uma solução publicitária de todo inadequada por contribuir para a invisibilização dos afro-brasileiros, distorcendo evidências pessoais e coletivas relevantes para a compreensão da personalidade literária de Machado de Assis, de sua obra e seu contexto histórico".

Publicada no site do Planalto na segunda-feira, a nota da Seppir conclui que "em respeito a sua contribuição na valorização da diversidade brasileira, a Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco e considerando o diálogo que vem mantendo com a sociedade ao longo da sua trajetória institucional".

Veja o comercial no link:    http://www.youtube.com/watch?v=srowY7NRmY8

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário